Óleo de abacate Caseiro e seus benefícios

Padrão

Oi Gente! Vocês já devem ter ouvido falar no maravilhoso óleo de abacate, provavelmente as mulheres tenham mais afinidade com o produto, devido os seus benefícios para pele e os cabelos, principalmente as que possuem cabelos cacheados. Se você não conhecia, não sabe o que esta perdendo, pois além de ser um dos grandes aliados da beleza, é um excelente aliado da saúde.

Claro! que para ter acesso a todos os seus benefícios, o óleo precisa ser natural e não mineral como os encontrados nos supermercados e casa de cosméticos, recomendado para pele e cabelos. Portanto hoje, aqui no nosso espaço beleza, passarei a receitinha dessa maravilha só para você (risos). Mas antes vamos entender porque este óleo é tão maravilhoso.

OS BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE ABACATE

O óleo de abacate é extraído da fruta abacate, rico em ácidos graxos essenciais (aqueles que não produzimos no nosso organismo), sendo a partir das gorduras monoinsaturadas (ácido oleico – ômega-9). Entre os seus benefícios estão:

1 – A presença de gorduras monoinsaturadas, auxilia na redução do LDL colesterol (ruim) e no aumento do HDL-colesterol (bom).
2 – Por ser rico em beta-sitoesterol, molécula semelhante ao colesterol, atua na diminuição de absorção de colesterol no intestino, além de atuar na membrana das células diminuindo a recaptação do colesterol.
3 –Rico em vitamina E, pode ser considerado um antioxidante natural.
4 – Devido aos níveis elevados de vitamina A, pode auxiliar como prevenir problemas oftalmológicos (catarata, cegueira noturna).
5 – Estudos em ratos apontam pode aumentar a síntese de colágeno e diminuir moléculas inflamatórias no sangue.
6 – Pode atuar como importante interventor vascular através da alteração das membranas de células cardíacas e renais
7 – Quando adicionado a saladas ricas em licopeno e betacaroteno (tomate e cenoura, por exemplo), é potencializada a absorção dessas substâncias.

8– Ajuda a emagrecer, por diminuir a absorção de gorduras no intestino (pelo beta-sitoesterol), pode atuar na diminuição de peso. Mas cuidado, ele também é uma gordura, então se for apenas adicionado na alimentação, e se consumido em excesso, será apenas uma soma de calorias

RECEITA DO ÓLEO DE ABACATE IN NATURA:

INGREDIENTES

4 abacates maduros

MODO DE PREPARO

Extraia a polpa dos abacates e em um recipiente plástico ou em vidro amasse com a ajuda de um garfo, até formar uma pasta; Após obter uma pasta lisa e homogênea leve ao sol por uns 2 a 3 dias até obter uma massa escura e seca. Ou, leve ao microondas de 5 em 5 minutos na potência de  40º até obter uma massa  escura, se não tiver microondas leve ao forno sob a mesma temperatura de 40º;

  

Retire a massa quando estiver escura e seca com a ajuda de uma colher, da forma ou recipiente e coloque no centro de um pano fino para coar,  Aperte bem e vá extraindo todo o óleo; Armazene em um recipiente limpo e com tampa, esta receita rende até 100 ml;

Conserve em local fresco e arejado e consuma em até 1 mês.

MODO DE USO:

CABELOS:

Excelente para cabelos crespos, cacheados e ressecados, podendo ser utilizado misturado a sua máscara de hidratação ou em sua umectação capilar. (veja aqui)

PELE:

Ideal para peles secas ou extra-secas, podendo ser misturado a seu hidratante corporal ou aplicado diretamente na pele.Indicado também na prevenção de rugas e estrias.

INGESTÃO:

Para obtenção de todos os benefícios acima, basta ingerir uma colher de sopa do óleo diariamente, ou usar na culinária em geral. Se não quer meter a mão na massa, é possível encontrar sua versão extra-virgem e custa em média R$ 42,00.

 

CONTRA INDICAÇÃO
Não é recomendado para gestantes, lactantes pois não se sabe os efeitos do beta-sitoesterol no desenvolvimento dos bebês.
Níveis elevados de beta-sitoesterol em indivíduos que já tiveram infarto foram associados com outras possíveis complicações cardiovasculares.

Por hoje é só pessoal, espero que tenham gostado da dica de hoje e até amanhã

FONTE:

Beijo da Fabi.

Anúncios

Sobre Fabi Brito

Pedagoga, Especialista em Gestão de pessoas que adora se cuidar, socióloga por opção (outra formação, rs!) e blogueira por diversão. soteropaulistana?! Porque não? paulistana inquieta cheia de"baianices" que resolveu dividir suas "Fabíolices" com vocês.

»

  1. Olá, Fabi! Muito interessantes essas informações. Eu já sabia que o abacate é uma fruta que tem bastante gordura, mas não sabia que dela se extraía o óleo, nem que ele tinha tantas utilidades. Vejo algumas pessoas evitarem o abacate justamente por ser muito calórico, mas vc matou a charada, é gordura saudável, é um erro evitá-la. Parabéns!

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s