BATOM: HISTÓRIA E TENDÊNCIA PARA O INVERNO 2016

Padrão

Olá amoras. O papo de hoje é de mulher para mulher.Embora os homens não resistam a lábios bem contornados, só uma mulher é capaz de entender o diferencial do batom em uma maquiagem. Aliás será que vocês sabem como surgiu esse item tão querido por nós?

COMO SURGIU O BATOM!?

Fonte: Guia Formosa Web

Segundo historiadores, os indícios mais remotos do uso de algo para pigmentar os lábios são encontrados no Antigo Egito, há 3.500 a.C. denominada “púrpura Tyr”, usada pelas mulheres das altas classes sociais, a qual era capaz de realçar significativamente a cor dos lábios. Algum tempo depois, ainda na civilização dos faraós, foi criada a pigmentação vermelha, obtida a partir do óxido de ferro.

Durante vários séculos, usar algo para colorir os lábios foi um sinônimo de sensualidade e más intenções. Na Grécia, durante o século II, foi criada uma lei que proibia as mulheres de utilizar pigmentações na boca antes do casamento. Muito tempo depois, em 1800, a Inglaterra acabou proibindo de vez tal prática. Acreditava-se que as moças que coloriam os lábios tinham um grande poder de sedução capaz de enganar os homens. Nessa época, somente prostitutas e algumas atrizes extravagantes faziam uso dos pigmentos.

Batom de 1915

O nome batom deriva de uma palavra de origem francesa e significa bastão. Tal denominação surgiu a partir da criação do perfumista Rhocopis, o qual desenvolveu uma massa composta por talco, óleo de amêndoas, essências de bergamota e limão, na cor vermelha, dando origem ao primeiro batom da história. Tal nome é justificável pelo fato de Rhocopis ter colocado seu produto em uma embalagem cilíndrica de papel de seda, algo parecido com um bastão.

Foi em 1915, que Maurice Levyno inventou os cilindros metálicos onde os batons passaram a ser armazenados para comercialização e conquistou seu lugar cativo na lista de objetos indispensáveis pela mulherada parisiense e a sua difusão pelo mundo inteiro foi apenas uma questão de tempo.

Fonte: Boqnews

Em 1920 as mulheres passaram a usar sem pudor o batom, os lábios eram pintados em forma de coração, os tons escuros vermelho mate, ditavam moda.

1930 o batom ganhou tonalidade mais natural e a tendência era arredondar o lábio inferior. surgem os lápis de contorno para os lábios,que caiu no gosto da mulherada.

1940: o lábio superior era bem contornado e a tendência de cor era o vermelho alaranjado.

1950: A tendencia era cores chamativas e contorno maior do que os lábios.

1960: Ano de revolução nas cores do batom, nasce o tom cor de rosa claro e o bege pérola. A moda era destacar os lábios finos, de modo a ficarem carnudos.

 197o: o gloss ganha destaque e os tons roxos e preto viram tendência.

1980: Aumenta a variedade de cores, o rosa, o castanho e o vermelho ganham destaque.

1990: As cores de fundo bege ditam moda e diversidade é a palavra que passa a descrever esta década.

2000: A diversidade se amplia quanto a texturas, formatos, cores, embalagens e modo de uso.

TENDÊNCIA DE CORES PARA O INVERNO 2016

Mal o verão começou e já despontam nas passarelas e revistas de moda as cores de batons que serão tendência nesse inverno. O efeito matte continua sendo o queridinho também para esta estação, porém, os lábios ganham cores clássicas, vibrantes e até incomum. Estão ansiosas para saber quais são?

 

BATOM VERMELHO ESCURO:

 O vermelho escuro é um dos tons clássicos para o inverno, nunca sai de moda e combina com todas as tonalidades de pele, desde loiras a negras. Pode ser usado também durante o dia com uma maquiagem mais leve e a noite com uma make mais elaborada.

 

BATOM ROXO:

O roxo tem sido tendência desde 2015 e continua com força total, no verão sua versão mais clara agradou a mulherada, neste inverno aposte na tonalidade mais escura, combina com todos os tipos de pele e ganha sofisticação com uma uma maquiagem mais leve, tendendo ao natural destacando apenas os lábios, seja durante o dia ou noite.

 

BATOM MARROM:

Os batons marrons voltaram com tudo nesse inverno, porém, esse tipo de coloração só ganha destaque entre as loiras e morenas com a tonalidade da pele clara. Nas negras tendem a não aparecer.

BATOM PRETO:

O preto ganhou as passarelas do SPFW e desponta como uma tendência para as maquiagens em 2016. O queridinho entre os góticos promete sair das festas de hallowen e ganhar as ruas em maquiagens menos elaboradas, destacando apenas os lábios das mulheres negras e morenas, Não indico para as loiras e ruivas e mulheres com a tonalidade da pele muito clara, pois tende a deixar o visual muito pesado. Nas negras e ou morenas com os olhos cor de mel o batom preto fica um arraso.

BATOM CINZA:

As loiras, ruivas e morenas claras que não indico o preto, eis que surge o cinza escuro, também uma das apostas deste inverno e que combinam muito com este tipo de pele. Combina tanto com as makes leves como as mais elaboradas com olhos esfumaçados, passando sofisticação e elegância com leveza.

BATOM VINHO:

 Os batons vinhos também são uma das cores que viraram clássico das maquiagens de inverno. Combinam com qualquer tonalidade de pele, e com as makes mais leves tanto para o dia quanto para a noite.A tendência é evitar carregar no olhar. Vale até combinar com uma sombra, mas evite marcar os cílios inferiores com lápis preto para não carregar na maquiagem, dê preferência a uma sombra iluminadora ou lápis branco na parte inferior dos olhos, isso vale tanto para as loiras quanto para as morenas e negras.

 

Dica da Fabi: Muitas mulheres tem dúvida na hora de combinar  roupa, maquiagem e unha, a minha dica é optar por cores de esmaltes da mesma tonalidade dos batons, garantindo assim sofisticação e elegância sem o risco de parecer exagerado ou vulgar, na estação mais sóbria do ano.

Espero que vocês tenham curtido o longo post de hoje, corram para escolher sua(s) cor(es) e continuem lindas neste inverno.

Beijinhos Fabi

Fonte: História de tudo /Diva do BatomGoogle imagens

 

 

Anúncios

Sobre Fabi Brito

Pedagoga, Especialista em Gestão de pessoas que adora se cuidar, socióloga por opção (outra formação, rs!) e blogueira por diversão. soteropaulistana?! Porque não? paulistana inquieta cheia de"baianices" que resolveu dividir suas "Fabíolices" com vocês.

»

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s