Os multi benefícios do chá de Carqueja

Padrão

 

Oi amores! Hoje é dia de Espaço Saúde e todos já sabem que sou apaixonada por chás. Já comentei aqui que para me agradar basta me presentear com uma caixinha de chocolate ou chá. Muitos ainda duvidam das propriedades e benefícios dos chás, que em sua maioria já estão cientificamente comprovados, e podem ser um grande aliado a saúde, quando feitos e consumidos da forma correta. Prova maior de que as plantas tem poder, são os medicamentos fitoterápicos.

Ultimamente um dos meus chás queridinho tem sido o chá de carqueja. Depois da indicação por uma amiga enquanto sofria de uma horrível gastrite, fui convencida e sou a prova real de que realmente ele ajuda amenizar o problema. Pesquisando descobri que este chá possui tantos outros benefícios, e desde então, não sai mais da minha lista de compras. Vejamos alguns de seus benefícios.

BENEFÍCIOS DO CHÁ DE CARQUEJA:

 A carqueja ou Baccharis trimera, da família Asteraceae, é uma planta arbustiva de grande porte que pode chegar a atingir dois metros de altura e cresce em regiões tropicais. No Brasil é também conhecida como três-espigas, caiaca, condamina, bacanta e iguape, seu chá conta com vitaminas, óleos essenciais, pectinas, flavonoides e lactonas que auxiliam no tratamento de problemas hepáticos e estomacais. Além de muitos outros, como:

  • Combate os vermes;
  • Auxilia na desintoxicação do fígado;
  • Excelente no tratamento de gota (controle do ácido úrico), chagas, hanseníase, reumatismo, asma, azia, sinusite, febre, gripe, inflamações na garganta, anginas e hipertensão.
  • Auxilia no emagrecimento, devido uma substância denominada crómio, capaz de inibir o apetite. Dessa forma, tomar o chá antes do almoço e do jantar faz a pessoa comer menos e evita os exageros.
  • Tem ação antibiótica.
  •  Pode ser empregue em problemas dermatológicos – beber o chá e aplicar na pele.
  • Controla a diabetes e o colesterol alto.
  • Tem propriedades anti-hipertensivas – baixa a pressão, assim como promove o bom funcionamento da circulação sanguínea.
  • Apresenta efeitos na arteriosclerose e é ao mesmo tempo vasodilatadora e depurativa.
  •  É utilizada como digestivo, nas inflamações intestinais e como analgésico gástrico, útil nas azias.
  •  Indicada na obstipação( prisão de ventre).
  • Combate a gengivite.
  •  Excelente para todo o sistema renal, para todas as afeções das bexiga, vias urinarias, antiespasmódico renal e muito importante no tratamento da nefrolitíase.
  •  Planta diurética.
  •  Protege o fígado das agressões – usada em todos os problemas hepáticos e da vesicula biliar.
  • Devido ao seu poder anti-inflamatório deve ser tomada em todas as dores e inflamações.
  • Tradicionalmente usada em problemas febris, como resfriados, gripes, catarros, bronquite, sinusite e irritações da garganta.
  • Indicada para cefaleias e enxaquecas.
  • Como é tónica, deve ser tomada nas astenias e cansaços.

MODO DE PREPARO:

 

Em 500ml de água, coloque duas colheres de sopa das folhas de carqueja picadas. Leve ao fogo e deixe ferver, desligue o fofo e abafe por por cinco a dez minutos. Depois de pronto, adicione umas gotinhas de limão e consuma a bebida quente ou morna antes das principais refeições, exceto no desjejum.

 CONTRA INDICAÇÕES:

O chá de carqueja é contraindicado para grávidas, lactantes e crianças. Pessoas com hipoglicemia e pressão baixa só podem fazer o uso desse chá caso tenha sido prescrito por um médico. Em caso de dúvidas, procure um médico para que ele lhe oriente a melhor forma de preparo e dosagem ideal para o seu caso em específico.

Por hoje é só.

Beijo da Fabi e até amanhã

FONTE:

Anúncios

Sobre Fabi Brito

Pedagoga, Especialista em Gestão de pessoas que adora se cuidar, socióloga por opção (outra formação, rs!) e blogueira por diversão. soteropaulistana?! Porque não? paulistana inquieta cheia de"baianices" que resolveu dividir suas "Fabíolices" com vocês.

»

    • Neste calor os chás gelados são uma opção, mas este especificamente prefiro quente, gelado fica muito amargo e marcante assim como o chá verde. Mas não tem problema beber gelado desde que consumido no mesmo dia.Não recomendo mais que 3 xícaras ao dia e evite tomá-lo em jejum, o excesso pode ser tóxico ao organismo.

      Curtido por 1 pessoa

  1. Olá, Fabi, como vai? Vc tem toda razão, são cientificamente comprovados os efeitos fitoterápicos dos chás. P.ex., para minhas alergias, preciso volta e meia fazer uso de equinácea. Só que, particularmente, prefiro em cápsula do que em chá. Por dois motivos: é mais prático (rsrs) e vem na dosagem certa. O chá também pode atingir a dosagem certa, desde que seja colocado na quantidade determinada e durante o tempo certo. Mas como sou preguiçoso, rsrs…
    Bjs e parabéns pelo seu excelente blog 🙂

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s