Customização: Fazendo arte na sua peça surrada ou encardida

Padrão

Oi Amoras e amores, Mais um dia de customização aqui no blog e a dica de hoje será para diferentes tipos de tingimento. Para recuperar aquela sua peça que adora, mas infelizmente manchou e não tem jeito da mancha sair, ou já esta com aspecto muito surrado ou encardido. Segue três técnicas fáceis e práticas que você mesmo (a) pode fazer.

1- Efeito Tie dye:

Consiste na técnica de amarrar o tecido em diferentes formas para tingir, criando diferentes efeitos manchados. Para a peça que vou ensinar, você irá precisar de:

  • Tinta para tecido ( cores de sua preferência);
  • Frascos de detergentes de lavar louça vazio e limpo;
  • 1 frasco borrifador vazio;
  • 1 litro de álcool etílico;
  • Metro de barbante ou borrachas de amarrar
  • 1 blusa
  • 1 garfo

Passo a passo:

É importante forrar o local com jornal, para não manchar os moveis ou o chão. Com a ajuda do borrifador, umedeça a camisa com a mistura de 1/2 xícara de álcool com 1/2 xícara de água. Abra a camisa no chão, no centro dela com a ajuda de um garfo vá enrolando-a em espiral, amarre em 4 ou 6 com o barbante ou as borrachas. Dilua a tinta no álcool, para cada potinho de tinta a mesma medida do potinho de álcool. Coloque as no recipiente plástico (garrafinhas de detergente) para uma tonalidade mais fraca, dois potes de álcool para 1 de tinta. Para cada gomo despeje a tinta com cores iguais ou diferentes, em ambos lados. Aguarde secar, quando ela estiver totalmente seca, sem soltar tinta (média 2 a 3 dias). desenrole e deixe secar mais um pouco e lave normalmente em máquina. Deixe secar e esta pronta. A vantagem desta técnica é que não solta a tinta durante as lavagens.

    ou   

  = Resultado de imagem para tie dye espiral passo a passoResultado de imagem para tie dye espiral passo a passo

2- Efeito Dip Dye ou Ombré:

Consiste na técnica de mergulhar apenas parte do tecido na tinta. Uma espécie de ombré no tecido. Para esta técnica você irá precisar de :

  • 1 panela grande;
  • 1 colher de madeira;
  • 1 corante tupy da cor desejada;
  • A peça de roupa que deseja tingir.

Modo de preparo: Coloque 1 litro e 1/2 de água na panela e leve ao fogo, quando começar a ferver adicione uma colher do corante. Mergulhe sua peça de roupa pela metade e deixe por dez minutos em fogo baixo, retire a peça e acrescente o restante do corante, dilua bem, se necessário adicione mais 300ml de água. e coloque a ponta da peça mais uma vez, deixe descansar no fogo baixo por mais 10 minutos para dar o efeito degradê. Retire do fogo e coloque no varal para secar. A desvantagem desta técnica é que solta a tinta durante as lavagens, portanto lave separado das peças claras. Para melhor fixação, use o fixador da mesma marca.

Passo a passo

3- Efeito Rainbow

Consiste em tingir com diversas cores, criando efeito degradê. como um arco iris.Você irá precisar de :

  • Tinta acrilex para tecido (cores que desejar)
  • 1 esponja de prato;
  • A peça de roupa que deseja tingir.

Passo a passo:

Forre o local onde irá trabalhar com jornal velho, para não manchar o móvel ou o chão. Coloque a peça aberta sobre o jornal. Despeje em um pires a tinta que irá começar a utilizar e com a ponta da esponja pegue a tinta e vá dando leves batidas sobre o tecido no formato que desejar, Pinte uma camada, depois outra e outra. Use o lado amarelo da esponja, ou seja, o lado mais macio. Após terminar, coloque para secar. Esta técnica também é muito boa, pois não desbota durante as lavagens, além de super prática de fazer.

Outras ideias:

Então é isso meus amores, Espero que tenham gostado das dicas de hoje e até amanhã.

Beijinhos da Fabi

Imagens de diversas fontes, extraídas do google imagens. 

Anúncios

Sobre Fabi Brito

Pedagoga, Especialista em Gestão de pessoas que adora se cuidar, socióloga por opção (outra formação, rs!) e blogueira por diversão. soteropaulistana?! Porque não? paulistana inquieta cheia de"baianices" que resolveu dividir suas "Fabíolices" com vocês.

»

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s