Umectação capilar

Padrão

Oi gatas garotas, o assunto de hoje é sobre nutrição dos cabelos, no post sobre cronograma capilar, ressaltei a importância de seguirmos mensalmente uma agenda de reconstrução dos cabelos, independente de qual seja o seu tipo de cabelo.

imagem da internet

O que é Umectação capilar?

Conhecida anteriormente como banho de óleo, a umectação consiste na umidificação dos cabelos, ou seja, reposição dos lípidos nos fios com produtos a base de óleos ou manteigas de origem vegetal (óleo de coco, óleo de rícino, azeite de oliva extra-virgem, óleo de argan, manteiga de karité, manteiga de açaí, manteiga de cupuaçu, manteiga de cacau, entre outras, eu particularmente incluiria o mel de abelha nesta lista) Volto a afirmar o que disse anteriormente, todos os cabelos independente do seu tipo precisa desta etapa em seu cronograma capilar, o cronograma oficial indica até 3 umectações mensais, esta quantidade varia de acordo com o seu tipo de cabelo, porém, até os cabelos mais oleosos precisam de pelo menos uma umectação mensal.

Receitas de Umectação capilar:

1.Umectação com óleos vegetais:

Escolha o óleo de sua preferência, a exemplo dos já citados neste post, não confunda com óleo mineral, tem que ter origem vegetal, verifique isso na embalagem. Após lavar os cabelos, retire todo o excesso de água com a ajuda de uma toalha e em um recipiente coloque o óleo, ou faça uma mistura de variados tipos de óleos e passe sobre todo o cabelo, deixe-os encharcados, coloque em um touca plástica, o ideal é uma touca térmica, pois, o óleo tem baixo poder de absorção nos fios, agindo na superfície como uma camada protetora, o calor ajuda em uma melhor absorção. Após 30 minutos enxague os cabelos, passe o condicionador, deixe agir por 3 minutos e enxague. Finalize como de costume.

2. Umectação com manteigas vegetais:

Escolhe uma manteiga de sua preferência, derreta a manteiga e quando estiver morna aplique nos cabelos lavados, deixe agir por 30 minutos na touca e enxague, passe o condicionador deixe agir por 3 minutos e enxague. Seque com secador ou naturalmente.

3. Umectação com mel de abelha:

Certifique a qualidade do mel, dê preferência o mel puro, ele é mais escuro e não fica açucarado, seu cheiro é mais forte. Lave os cabelos com shampoo e condicionador de costume, e com os cabelos totalmente secos passe o mel nos fios até ficar encharcado, coloque uma touca e deixe agir entre 30 min a 1 hora, enxague e finalize como de costume.

Minha receita de umectação capilar preferida:

Bom amigas… para cabelos que sofrem com processamentos químicos e exposição ao calor como os meus, ou aqueles muito danificados, emborrachados, quebradiços e os cabelos cacheados, tendem a ser mais ressecados, principalmente nas pontas. Nestes casos é indicado entre 2 a 3 umectações no mês, intercalando com hidratação e reconstrução, para não deixar os fios pesados. Tenho minha receitinha particular que não abro mão e no meu caso funciona muito, sinto meus cabelos com menos frizz, brilhoso e muito macio, resolvi então dividir com vocês:

Ingredientes: 4 colheres de sopa de azeite extra-virgem, 4 colheres de sopa de óleo de rícino ou de coco, 2 colheres de sopa cheias de bepantol  líquido, 4 colheres de sopa de mel puro.

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes em um recipiente e após lavar os cabelos separe-o em mechas e aplique, deixe agir entre 30 min a 1 hora em uma touca, enxague, passe o condicionador deixe agir por mais 3 minutinhos e enxague, finalize como quiser. Eu costumo deixar secar naturalmente e depois pranchar, não gosto do uso do secador, particularmente acho que quebra mais o cabelo a pressão da escova com o calor, nem gosto da combinação secador+prancha, exceto em ocasiões especiais urgentes, rs!

Agora que  aprendeu um pouco mais sobre nutrição dos cabelos, faça os testes com nossas receitinhas e encontre o melhor tipo de umectação para suas madeixas e arrase nas jogadas de cabelo. kkkk!

Beijinhos e até amanhã.

Siga nosso blog e receba diariamente nossas dicas em seu e-mail

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s